Pular para o conteúdo principal

Falando Sobre Feminicídio

 



O feminismo é um movimento social onde as mulheres buscam os direitos a igualdade política; jurídica e social essa luta não é sexista ou seja não busca impor um tipo de superioridade feminina apenas busca por igualdade entre ambos os sexos.

Talvez tenhamos ganhado essa luta na última década porém o reflexo dessa busca por igualdade está nos índices de feminicídio que cresce a cada ano tendo o seu pico de violência durante a pandemia do covid-19 onde o destaque foi a alta na violência doméstica, o quanto cruel tem se mostrado.

No entanto a lei Maria da Penha apesar de bem desenvolvida e da crescente procura não é suficientemente eficaz quando se trata da segurança da vítima após a denúncia, visto o aumento de ataques seguido de morte das vítimas.

Contudo apesar da violência as mulheres do país se mostram mais unidas, ansiando por justiça e compartilhando sororidade, atrelado a isso o histórico da luta feminista se mostra cada vez mais forte e consciente. O incentivo à defesa pessoal, o aumento da prática de esportes que ensinam as mulheres a autodefesa também é impactante.

Talvez muitos brasileiros NÃO façam essa correlação e explicaria o aumento do feminicídio, a violência doméstica, a cultura machista, a desigualdade de gênero, a negligência da justiça ou até mesmo ao aumento do consumo de álcool e drogas, porém em contrapartida esses motivos podem ser mais simples e banais.

Viver em um relacionamento abusivo leva a mulher a questionar sua escolha e pensar em primeiro lugar nos filhos caso tenham; ou na opinião da sociedade e até mesmo colocar a crença religiosa em questão, ou seja, considera sempre outras pautas e nunca sua segurança e sua felicidade em primeiro lugar.

A questão pautada é motivo de omissões do estado quando nega uma patrulha a casa da mulher que criou coragem e denunciou o ex-marido, é motivo de omissão dos vizinhos mesmo com a desarticulação da intromissão de terceiros quando se trata de uma mulher sendo agredida, e muitas vezes da omissão familiar que acha que brigas entre o casal é normal ao ponto de chegar a agressões extremas.

Quando se tem uma classe com mais de 20 alunos e todos se calam ao negligênciar o tema, a algo a se pensar e considerar, que está errado, já que poucos ali é conhecedor direto, ou indiretamente do tema. Não quero afirmar, mas pensar sobre as lutas que causam outras lutas, essas mais ferozes pois a vida da mulher sempre está em pauta.

Roupa curta, batom vermelho, tatuagens, gírias, classe social, por que uma menina que está na rua no horário da escola, está fazendo programa para o ex-presidente, quem não escandalizar uma fala dessas, é conivente com o estuprador.

Conclusão são N motivos para questionar, para por em discussão, mais apenas um me interessa, o dia que as mulheres pararem de serem mortas pelos ex, será um dia de glória para a mulher brasileira, objetificada pela glória do corpo perfeito, e morta pela tão sonhada liberdade.

Mas o que tudo isso tem haver com "ser humano" o ato de se colocar no lugar de alguém que sofreu uma agressão é o dito "Ser Mais Humano" se você sabe nadar e vê alguém se afogando você para, para filmar ou você socorre? Socorrer é mais humano. Presenciar uma mulher sendo agredida e defende-la é ser humano. Contudo, são ações que define se você é uma bom cidadão ou não. 



 

Samara Melo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema da Antologia "Hoje Recebi Flores"

  1827 – Meninas são liberadas para frequentarem a escola(...) 1832 – A obra “Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens” é publicada(...) 1852 – Primeiro jornal feminino(...) 1879 – Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades. Transformação individual significa um processo consciente de criação de uma nova visão de si mesmo aliada a uma vontade pessoal. Ativa-se o processo de mudança quando se coloca o indivíduo no centro das análises e das ações. A interação constante entre pessoas em transformação torna-se, gradativamente, processo de mudanças coletivas(...) Basta fazer uma breve pesquisa sobre a trajetória, e as conquistas das mulheres para encontrarmos uma gama de direitos "cedidos" a nós sempre com ressalvas. Mas quando se fala de transformação   como enchegarmos isso internamente?  A mudança é um processo individual, é uma história desconhecida, é uma luta interna que só quem luta contra se mesmo sabe o que enfrenta, e o quanto é difícil lhe dar com ess

HOJE RECEBI FLORES

Mulheres e Flores   Mulheres gostam de receber flores por inúmeros motivos. Seja pelo que representam ou simplesmente pela beleza estonteante, as flores, com certeza, estão entre os presentes mais adorados pelo sexo feminino. O famoso psicanalista Sigmund Freud, por exemplo, associava as flores à sexualidade, já que elas nada mais são do que o órgão reprodutivo das plantas. Assim, ele dizia que o ato de oferecer flores indica também o desejo sexual de quem comprou o presente. Ou seja, indiretamente, o homem que presenteou com flores gostaria de ter relações íntimas com aquela mulher. Curioso, não é? Por que mulheres gostam de receber flores? Existem também outras associações que podem ser feitas com as flores e à propensão feminina a gostar de recebê-las. Neste artigo você poderá ler algumas delas. Confira! Flores São Um Símbolo Universal Se você der uma volta ao redor do globo, poderá perceber que diversas culturas utilizam as flores como enfeite em suas casas, sempre com o intuito de

Resenha do Livro | Obsessão

  Resenhando Livros Eróticos Você já conheceu essa trilogia?  Falando sério, você sabe que não é uma trilogia qualquer né?  Então deixa eu contar para vocês, ou melhor tentar resumir.  Essa trilogia se chama, Breathless e foi lançado em 2013 pela editora Leya/quinta essência tradução brasileira. Essa trilogia conta a história de três amigos super ricos, com tendências sexuais aguçadas, cada livro conta a história de um desses três.  Obsessão 1: Conta a história de Gabe e Mia Delírio 2: Jace e Bethany Fogo 3: Ash e Josie  Eles são homens ricos, poderosos, e dominadores, enquanto elas, são mulheres distintas, mas com o mesmo desejo, confesso que somente falar das fragilidades e do sexo não me animou muito porém, às histórias me conquistaram a forma como elas foram contadas.  Confesso que minha trilogia favorita não é essa, mas vamos conhecer, cada livros primeiro. ❤️ Gente vamos falar de livros eróticos então está na hora de conhecer o Gabe Hamilton e a Mia.  🛑 Obsessão conta a históri