Pular para o conteúdo principal

Literatura Nordestina

 



Oi pessoas do meu agrado tudo bem? 


Estão prontos para embarcar nesse mar de conteúdo? Então quero apresentar para vocês o meu país de uma forma diferente. Exatamente meu país #NORDESTE rico em muitas coisas e uma delas é a Literatura. Afinal quem nunca ouviu falar nessa lenda? 


Vocês aí vovô, vovó, mamãe e papai, com certeza se agraciaram no papel da personagem Gabriela (exibida em 2012, uma adaptação de Walcyr Carrasco do livro Gabriela, Cravo e Canela obra de Jorge Amado), vivida pela nossa querida Bibi (Ou melhor Juliana Paes) novela das nove na globo reprise especial de a força do querer. Eu não lembro confesso afinal eu só tinha 16 anos e estava mais preocupada com as espinhas (drama de adolescente). 


 Jorge Amado é o segundo autor brasileiro mais trazido do país (logo depois de Paulo Coelho) com mais de 50 traduções para diversas línguas. Além de suas obras sofrerem adaptações para o cinema, novelas, filmes e treatros. Tornando ele um dos autores mais adaptado da televisão brasileira já que suas obras embasaram novelas e minisséries. (Principalmente pela TV Globo).





Suas obras sempre foram marcadas pelo regionalismo e críticas sociais como nos livros: O país do carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), Jubiabá (1935), Mar morto (1936) e Capitães da areia (1937). 


Jorge Amado foi jornalista e um dos maiores representantes da literatura brasileira modernista, foi o quinto ocupante da cadeira 23, na Academia Brasileira de Letras, em 1961 e, além disso, recebeu vários prêmios com destaque para o “Prêmio Camões” (1994) e o “Prêmio Jabuti”, o qual fora agraciado duas vezes (1959 e 1995).


Na política, Jorge Amado lutou pela liberdade religiosa, sendo o autor da lei, ainda hoje em vigor, que assegura o direito à liberdade de culto religioso; ademais, foi autor da emenda que garantia os direitos autorais. 

E aí você sabia disso? Pois é eu também não. Em fim isso foi só um pouquinho sobre esse nordestino arretado que deixou uma vasta contribuição para a Literatura brasileira e claro #nordestina. 


Gostaram? Vamos conhecer mais?


#dicadalilian #literaturanordestina #jorgeamado #literatura #brasileira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do Livro | Obsessão

  Resenhando Livros Eróticos Você já conheceu essa trilogia?  Falando sério, você sabe que não é uma trilogia qualquer né?  Então deixa eu contar para vocês, ou melhor tentar resumir.  Essa trilogia se chama, Breathless e foi lançado em 2013 pela editora Leya/quinta essência tradução brasileira. Essa trilogia conta a história de três amigos super ricos, com tendências sexuais aguçadas, cada livro conta a história de um desses três.  Obsessão 1: Conta a história de Gabe e Mia Delírio 2: Jace e Bethany Fogo 3: Ash e Josie  Eles são homens ricos, poderosos, e dominadores, enquanto elas, são mulheres distintas, mas com o mesmo desejo, confesso que somente falar das fragilidades e do sexo não me animou muito porém, às histórias me conquistaram a forma como elas foram contadas.  Confesso que minha trilogia favorita não é essa, mas vamos conhecer, cada livros primeiro. ❤️ Gente vamos falar de livros eróticos então está na hora de conhecer o Gabe Hamilton e a...

BIOGRAFIA | Autora Samara Melo | E Livros

  E aí? Pessoas?  Bom como eu tinha prometido, após a conclusão das resenhas da trilogia Breathless eu ia postar aqui a minha biografia para que vocês me conheçam melhor, e para eu apresentar-lhes a todos os meus livros.  Então primeiro vou deixar aqui para vocês uns pôsteres com os meus livros e suas respectivas sinopses e onde vocês podem encontar meus queridinhos.  Espero que vocês gostem, e que leiam e deixem suas opiniões que é muito importante.  Então sem mais delongas. Bora lá!  Gente lembrando que não é uma sequência de livros tá, apensas dois está sendo escrito para uma possível trilogia, então será dos mais "recentes" aos mais antigos. Certo?  Agora sim!  Livro 1  Este se chama O Reflexo do meu dominador , por enquanto somente o primeiro capítulo está disponível no Wattpad.  É um romance Erótico, com explorações sociopatas. E não é recomendado para menores de 18 anos.  SINOPSE   O amor é como a chama do destino a...

HOJE RECEBI FLORES

Mulheres e Flores   Mulheres gostam de receber flores por inúmeros motivos. Seja pelo que representam ou simplesmente pela beleza estonteante, as flores, com certeza, estão entre os presentes mais adorados pelo sexo feminino. O famoso psicanalista Sigmund Freud, por exemplo, associava as flores à sexualidade, já que elas nada mais são do que o órgão reprodutivo das plantas. Assim, ele dizia que o ato de oferecer flores indica também o desejo sexual de quem comprou o presente. Ou seja, indiretamente, o homem que presenteou com flores gostaria de ter relações íntimas com aquela mulher. Curioso, não é? Por que mulheres gostam de receber flores? Existem também outras associações que podem ser feitas com as flores e à propensão feminina a gostar de recebê-las. Neste artigo você poderá ler algumas delas. Confira! Flores São Um Símbolo Universal Se você der uma volta ao redor do globo, poderá perceber que diversas culturas utilizam as flores como enfeite em suas casas, sempre com o intuit...